O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.
O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas. Em Malhada de Pedras, o carro de boi ainda é um meio de transporte muito importante para a economia e está viva na cultura popular. E com a intenção de resgatar essa tradição que é símbolo da cultura camponesa e manter viva a mesma, dezenas de carreiros do município de Malhada de Pedras e da região circunvizinhas, compareceram para prestigiar o tradicional evento. O “canto” dos carros de boi foi um show a parte, principalmente para as novas gerações presentes no Festival.
O cantar dos carros passou pelas principais ruas e avenidas de Malhada de Pedras, e em todas elas, era notório a aglomeração de dezenas de pessoas, que prestigiaram e aplaudiram o desfile.
''Pretendemos manter a nossa tradição que é muito antiga. Não podemos deixar de resgatar essa cultura, pois Malhada de Pedras foi criada assim'', comenta a prefeita Terezinha que também desfilou em um dos carros de boi. ( foto abaixo)
Para os demais que também fizeram uso da palavra, ''Projetos como este dão um retorno palpável para a sociedade, embeleza a cidade e valoriza a cultura''.
O Malhada Acontece esteve presente e parabeniza aos organizadores do desfile pelo belíssimo espetáculo, onde resgata a tradição do Homem do campo, pois o barulho charmoso das rodas dos carros de boi que percorrem as principais ruas da cidade, anunciaram que a tradição ainda permanece viva no coração do povo malhada pedrense.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário