O preço do feijão-carioca teve aumento de (19,76%) nesta semana. Em alguns dos principais supermercados atacadistas de Bom Jesus da Lapa, o preço do produto considerado essencial nas refeições dos brasileiros chega a custar R$ 9,19.
O consumidor Márcio dos Santos, disse que ficou assustado com o preço. “Eu compro sempre de fardo, e demoro mais de mês sem comprar a parte mais ‘grossa’ da feira. E hoje, vim comprar as coisas, quando vi o preço do feijão, levei um susto. Vou ter que comprar esse mês uma quantidade menor, e conversar com a mulher para diminuir as porções. Porque está muito caro, e a gente não dá conta”, criticou.
Conforme o Canal Rural, a alta do feijão carioca, pode estar relacionada com a quebra de safra que o Paraná, um dos maiores produtores do Brasil, sofreu. A região passou por problemas clismáticos como fortes chuvas e seca severa.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,32% em janeiro, acima dos 0,15% registrados em dezembro. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 0,29%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial do país ficou em 3,78%, pouco acima dos 3,75% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
O grupo de alimentação e bebidas puxou a alta da inflação. Em seguida, aparecem as despesas pessoais, que subiu 0,61%. Juntos, os grupos alimentos e bebidas e despesas pessoais responderam por cerca de 90% do índice do mês.
O item alimentação no domicílio subiu 0,97% em janeiro, especialmente em função das altas nos preços do feijão-carioca (19,76%), da cebola (10,21%), das frutas (5,45%) e das carnes (0,78%).
As informações são do portal Noticias da Lapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário